top of page
CELLUPE.png

   A Semana de Letras da UPE/Campus Mata Norte é um evento acadêmico pensado e organizado pelos professores dos Cursos de Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Conta com a participação de alunos de nossos cursos, apresentando-se como uma importante jornada acadêmica consolidada na região da Mata Norte, no interior de Pernambuco e busca, principalmente, propiciar o estreitamento de relações humanas e formadoras entre alunos, professores e pesquisadores para o fortalecimento de um ambiente interdisciplinar em estudos das Línguas, Linguagens e Ensino. Neste sentido, a promoção do debate de questões relacionadas à melhoria na formação e no ensino de línguas e de literatura é uma constante reflexão de todos que fazem parte dos Cursos de Letras da UPE/Campus Mata Norte, desde a implementação do Campus, em dezembro de 1966, no Município de Nazaré da Mata.
   Na primeira edição da Semana de Letras, os organizadores promoveram debates a respeito da Sociedade, Cultura e Ensino: o empoderamento da linguagem. Desse modo,  entendeu-se que a sociedade contemporânea, frente aos novos paradigmas, pede uma constante reflexão sobre as repercussões das ocorrências sociais e o quanto elas influenciam alargadamente na formação humana, ou seja, como as mudanças sociais influenciam na organização do ensino. Além disso, compreendeu-se que tudo que afeta o contexto social, consequentemente, reverbera na forma de entendimento de sua cultura, compreendendo esta como sendo todas as produções humanas e como elas repercutirão na maneira de encarar o ensino. Nesse sentido, refletir sobre sociedade e cultura e suas repercussões no desenvolvimento do ensino implica considerar o poder que a linguagem exerce sobre elas. É válido lembrar que, agimos por via da linguagem. Assim, a forma de encaramos o mundo, a ideologia, os valores e preconceitos, os estereótipos, as normatizações, tudo isso põe os sujeitos em permanentes interações e disputas de poder e de força. Portanto, a Semana de Letras foi um importante espaço de debates e reflexões acerca das experiências socioculturais e sua relação na maneira de concebermos o ensino em nossos dias, considerando o poder que a linguagem exerce sobre tudo que se opera no fazer humano.
   A primeira Semana de Letras teve como homenageado o poeta pernambucano Manuel Bandeira, pela passagem de seus 130 anos de nascimento, e o centenário do Curso de Linguística Geral, de Ferdinand de Saussure. Na ocasião, foram realizadas performances e palestras, versando sobre o poeta, e palestra sobre a relevância do trabalho de Saussure para os estudos linguísticos.
   A programação do evento contemplou o tema em destaque com duas conferências, dez minicursos, quatro oficinas, oito grupos temáticos, além das apresentações culturais locais que viabilizaram o intercâmbio acadêmico-científico de professores da educação básica e dos alunos de graduação e de outras instituições do interior de Pernambuco e outras regiões do Nordeste.
   A importância da realização da primeira Semana de Letras em Nazaré da Mata se justificou por três razões: (1) a conjuntura social: envolvimento dos alunos do curso de Letras em projetos de ensino, de extensão e de pesquisa; (2) a conjuntura científica: postulações das pesquisas acadêmicas e as demandas pedagógicas existentes entre o que se produz na universidade e o que se faz na prática e (3) o número de pesquisadores participantes: a temática abordada interessa a pesquisadores dos Campi da UPE. A diversidade de atividades e a qualidade dos pesquisadores envolvidos colocam-se, também, como justificativa para organização dos eventos na região da Zona da Mata.

   Para atingir o objetivo principal da I Semana de Letras - propiciar interlocuções e estreitamento de relações entre alunos, professores e pesquisadores da Língua, Literatura e Ensino, bem como se consolidar como um evento científico-cultural na Zona da Mata Norte – pretendeu-se: (1) Criar um ambiente de diálogo interdisciplinar e de parcerias em estudos da Linguagem e do Ensino; (2) Elaborar diretrizes para a formulação de projetos de pesquisa entre os interessados nos estudos da Língua, Literatura e Ensino no Nordeste; (3) Propor estratégias de ação para possíveis parcerias com Secretárias de Educação dos Municípios vizinhos e a Universidade; (4) Propiciar a apresentação nas atividades do evento de resultados de pesquisas em desenvolvimento por parte dos inscritos nesta e em futuras edições dos eventos e (5) Divulgar as atividades de produções encaminhadas na Semana em um caderno de Resumos ou em Anais do evento.

   Por sua vez, na atual edição do X Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte) ,  que serão realizados nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2019, os organizadores promoverão debates acerca do seguinte tema: Estudos linguísticos e literários na contemporaneidade. Como é possível observar, vivemos em tempos de constantes transformações que afetam direta e indiretamente o futuro da educação brasileira. Nesse sentido, urge fomentar discussões especialmente no campo da língua(gem) e da literatura numa perspectiva reflexivo-crítica para entender o presente e planejar ações em prol de educação de qualidade, de modo que, através dela, os cidadãos possam desfrutar de seus direitos civis de forma igualitária.​

    É válido lembrar que, através da língua(gem), o homem se constitui sujeito de ação social e, ao mesmo tempo, constrói a imagem do outro. Dessa forma, fica evidente que o fator social interfere na forma com que esse sujeito age social e politicamente. Consoante a este entendimento, sabemos que a literatura, mesmo que privilegie a elaboração estética, não deixa a desejar o seu potencial problematizador do contexto sócio-histórico no qual os sujeitos estão inseridos.

   Nessa perspectiva, o Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte)  terão como homenageados os professores: Avanilda Torres (UPE), José Olivá Apolinário (UPE) e Lúcia Firmo (UPE)

A programação contemplará o tema em destaque e diversas atividades acadêmicas:  minicursos, palestras, grupos temáticos, além de apresentações culturais locais que viabilizarão o intercâmbio acadêmico científico de professores da educação básica, dos alunos de graduação e de outras instituições do interior de Pernambuco, bem como de outras regiões do Nordeste.

    A importância da realização do X Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte)  se justifica pelas mesmas razões que os eventos anteriores: (1) a conjuntura social: envolvimento dos alunos do curso de Letras em projetos de ensino, de extensão e de pesquisa; (2) a conjuntura científica: postulações das pesquisas acadêmicas e as demandas pedagógicas existentes entre o que se produz na universidade e o que se faz na prática e (3) o número de pesquisadores participantes: o tema abordado interessa a pesquisadores dos Campi da UPE. A diversidade de atividades e a qualidade dos pesquisadores envolvidos colocam-se, também, como justificativa para organização dos eventos na região da Zona da Mata.
​     Para atingir o objetivo o X Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte) – fomentar discussões especialmente no campo da língua(gem) e da literatura numa perspectiva reflexivo-crítica para entender o presente e planejar ações em prol de educação de qualidade de modo que, através dela, os cidadãos possam desfrutar de seus direitos civis de forma igualitária, pretende-se: (1) Criar um ambiente de diálogo interdisciplinar e de parcerias em estudos da Linguagem e do Literatura; (2) Elaborar diretrizes para a formulação de projetos de pesquisa entre os interessados nos estudos da Língua, Literatura e Ensino no Nordeste; (3) Propor estratégias de ação para possíveis parcerias com Secretárias de Educação dos Municípios vizinhos e a Universidade; (4) Propiciar a apresentação nas atividades do evento de resultados de pesquisas em desenvolvimento por parte dos inscritos nesta e em futuras edições dos eventos e (5) Divulgar as atividades de produções encaminhadas na Semana em um caderno de Resumos ou em Anais do evento.

    Portanto, X Seminário de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de Pernambuco (Campus Mata Norte) se constitue como importante mecanismo de reflexão sobre a língua(gem), a literatura, a sociedade e a política em tempos de profundas transformações que, se não for objeto de discussão coletiva, certamente, comprometerá o futuro do nosso país, em especial, a educação.

 

Coordenador do Curso de Letras: Prof. Dr. José Jacinto dos Santos Filho

Vice-coordenadora do curso de Letras: Profa. Dra. Amara Cristina de Barros e Silva Botelho

 

Comissão científica:

Abda Alves

Albaneide de Souza Campos

Alexandre Furtado da Cunha

Anahy Zamblano

Benedito Bezerra da Silva

Carla Navarro

Gisele Oliveira  

José Ivanildo da Silva Filho

José Maria de A. S. Júnior

Jonas Leite

Josivaldo Custódio

Lenilton D. da Silva Junior

Márcia Xavier

Maria do Rosário da Silva Albuquerque Barbosa

Marinalva de Souza

Rinalda Fernanda Arruda

Rossana Ramos Henz

bottom of page